quarta-feira, 6 de junho de 2012

comemorações

CORPUS CHRISTI




Amanhã é feriado! Mas vocês sabem o porquê? Corpus Christi é uma festa cristã realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de preceito. Segundo o livro O Mundo à Mesa, do Chef Kumalè "os preceitos podem ser de diversas naturezas: de vetos alimentares considerados impuros a prescrições que almejam purificar o corpo preparando-o para a evolução espiritual; muitos deles são constantes, como a proibição de comer carne de porco, dos muçulmanos; outros são sazonais, como aqueles adotados durante a Páscoa ortodoxa, em comemorações históricas ou mitológicas, sejam elas individuais ou coletivas. Cada fé possui preceitos e rituais imutáveis no tempo que a caracterizam e a diferenciam, embora muitos deles sejam compartilhados por várias religiões. O Valor simbólico dos preceitos religiosos sempre foi alvo de grandes discussões: para alguns, eles têm a função de recordar ao homem que existem limites e fronteiras ao seu agir e que vinculam a sua liberdade; para outros, eles desempenham uma específica função dietética e higiênico-sanitária, bem como ética e moral." Os católicos celebram a presença do corpo de Cristo e agradecem o dom da eucaristia, pois para eles Deus é o alimento espiritual da alma.

Rubem Alves comenta sobre a eucaristia e compara-a ao ato de ler e escrever, no livro Rubem Alves & Moacyr Scliar conversam sobre o corpo e a alma"Aliás, um fato interessante são os cristãos. Eles não se deram conta de que a eucaristia é um cerimonial antropofágico. É a carne e o sangue de Cristo. Ler é um modo de devorar alguém." E completa dizendo que quando escrevemos estamos transformando a nossa carne em palavra para que o leitor devore a gente e se aproprie das nossas virtudes.
Então, nós sugerimos que amanhã vocês aproveitem o feriado para ler bastante, descansar e para quem é católico, celebrar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário