segunda-feira, 4 de junho de 2012

gastronomia

BHANG LASSI NA ÍNDIA






Hoje vamos pegar carona com o livro O Mundo à Mesa, do Chef Kumalè (Vittorio Castellani) para Benares, uma cidade do estado Uttar Pradesh, na Índia. A cânabis (também conhecida como maconha, liamba, erva, marijuana, cânhamo, ganja, ganza, suruma) aqui no Brasil é um assunto delicado, um tabu, porém lá na Índia seu consumo é uma coisa normal. Com exemplos assim fica fácil perceber a diferença entre os costumes alimentares de cada país, não é? Então deem uma olhada no trecho do livro:

"No livro Artharvaveda, o bhang era descrito como um remédio natural para a ansiedade, sagrado à Shiva. Durante o Império Mughal, tornou-se um popular afrodisíaco muito apreciado na vida da corte. Hoje, em algumas partes da Índia, o bhang bhang é servido como refrigerante.


Bhang lassi (decocção de maconha, leite e especiarias)


Ingredientes
1 litro de leite
1/2 litro de água
30 g de folhas frescas ou inflorescências de maconha
2 pitadas de raiz de gengibre em pó
2 colheres de sopa de amêndoas sem casca
1 pitada de garam masala (mistura de especiarias indianas)
1 colher de chá de água de rosas
Açúcar a gosto


Modo de preparo
Ferva a água e adicione a maconha. Desligue o fogo e deixe-a em infusão por sete minutos; depois de coá-la, esprema o resíduo da maconha, para eliminar o máximo de líquido possível. Transfira a planta para um recipiente, com um pouco de leite quente. Misture bem até obter uma massa. Esprema e junte o leite obtido da água fervente. Repita essa operação quatro vezes, até que a maconha se torne uma farinha. Junte a farinha e as amêndoas trituradas ao garam masala e ao gengibre picado. Misture tudo com o leite restante, derrame no bule, filtre, aromatize com a água de rosas, tempere com o açúcar e ofereça parte dessa bebida como voto à Shiva, antes de bebê-la."


Não estamos incentivando ninguém a fazer ou tomar essa bebida! Só queremos mostrar como o Chef Kumalè conseguiu mostrar os preceitos, mitos e tabus da gastronomia, através das suas viagens e experiências! Quem quiser saber mais, é só comprar o livro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário