sexta-feira, 8 de junho de 2012

sustentabilidade

RIO + 20






Para quem ainda está por fora do evento que vai acontecer de 13 a 22 de junho, viemos dar uma ajudinha.
Há vinte anos, tivemos a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, também conhecida com Rio 92 ou Eco 92, que reuniu chefes de estado que procuravam conciliar o desenvolvimento socioeconômico com a preservação dos ecossistemas da Terra. Semana que vem teremos A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Depois de vinte anos (por isso Rio + 20) é preciso reavaliar e repensar o nosso compromisso com o meio ambiente.
Pensando nisso, resolvemos colocar aqui um trecho do livro A Morte Azul, de Robert D. Morris, para que todos parem e pensem um pouco sobre a água que consumimos:
"Água potável. Nas paredes, por baixo das ruas, por todo o mundo, ela corre em canos invisíveis para encher bilhões de copos, canecas e garrafas todos os dias e saciar a mais essencial das carências humanas, a sede. Por milhões de anos, o conhecimento íntimo acerca da fonte da água foi uma das mais importantes informações que nossos ancestrais carregavam. Hoje, essa intimidade se perdeu. Abrimos uma torneira e a água sai, como que por magia. Passamos a aceitar a ilusão como realidade. A maioria de nós pouco sabe sobre a fonte da água que bebemos. Presumimos que sempre será segura. A estrada rumo ao desastre é pavimentada com pressuposições. A maior epidemia transmitida pela água na história do Estados Unidos não aconteceu há séculos, e sim em 1993."
Para quem quiser saber mais é só entra aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário