quarta-feira, 21 de março de 2012

comemorações


DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN

Neste ano a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou o dia 21/03 como o Dia Internacional da Síndrome de Down. E hoje nós celebramos.
A data comemora a vida das pessoas com síndrome de Down e tem o intuito de conscientizar a população sobre os direitos dessas pessoas, o preconceito que elas sofrem e lembrar que são capazes e que merecem oportunidades.
O dia 21 de março foi escolhido pela instituição Down Syndrome International, pois a grafia 21/3 ou 3-21 faz alusão à trissomia do cromossomo 21.
Durante a semana estão programados diversos eventos em São Paulo, Brasília, Minas Gerais, etc. E convidamos todos a participar pela inclusão social das pessoas com síndrome de Down.
Estamos lançando o livro “Síndrome de Down de A a Z” , leiam aqui um trecho da apresentação à edição brasileira, escrita por Lenir Santos:
“Esta obra é um guia organizado no mesmo formato de um dicionário – de A a Z -, que descreve desde o significado da síndrome no campo da genética, até os mais variados aspectos da saúde da pessoa com síndrome de Down, visando informar o leitor, de maneira adequada, sobre as necessidades médicas e psicossociais e expurgar falsas noções e conceitos a respeito da síndrome de Down. (...) a Fundação Síndrome de Down de Campinas, que vem há mais de 25 anos atuando nessa área com a finalidade de apoiar tanto o indivíduo mediante atuação direta, quanto sua família, sua escola, seu trabalho e a sociedade, dá mais um passo para a desmistificação da síndrome de Down. (...) Nossa meta é que a pessoa com síndrome de Down possa conquistar a maia ampla autonomia, seja responsável , não se submeta à infantilização , tão comum em pessoas com deficiência intelectual, seja respeitada e viva a possibilidade de ter uma vida afetiva.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário