quarta-feira, 4 de julho de 2012

gastronomia

O GOSTO DAS VIAGENS

Pinned Image


Julho chegou. Já estamos no meio do ano! Como passa rápido, não é?
A maioria das escolas está em período de férias e muita gente aproveita para viajar neste mês.
Para aproveitar mesmo a viagem, além de visitar todas as atrações culturais, nós acreditamos que é imprescindível comer bem e procurar comer algo típico do lugar que você está visitando. E não adianta ir só em restaurantes indicados pelos guias de viagem, olhem só o que o Chef Kumalè escreve sobre a comidas ruas:
“Andando pelas ruas e pelos mercados do mundo, de norte a sul, percebe-se como a comida de rua representa uma das tradições mais arraigadas e características da cultura popular de todos os países. Todos os dias, milhões de pessoas, da praça Djemaa el-Fna, em Marrakesh, até a coloridíssima Temple Street, de Hong Kong, lotam as barracas e os carrinhos de rua que servem, nos cinco continentes, toda sorte de alimentos a qualquer hora. (...) A street food e os food markets representam as maneiras mais autênticas e entusiasmadas de entrar em contato com as tradições e as culturas de um povo. Ela está sempre intimamente ligada ao ritmo das estações, e simula uma vitrine natural de tudo o que o mar e a terra oferecem ao homem em cada época do ano. A comida de rua pode ser encontrada, de preferência nos mercados, onde supre a necessidade de alimentar os comerciantes diretamente em seu local de trabalho, de oferecer algo rápido para aqueles que procuram o local para fazer comprar, ou até mesmo de permitira troca e a barganha de suas mercadorias, como acontece, ainda hoje, nos mercados andinos.”
Assim como muitos estrangeiros vêm para o Brasil e experimentam nossa feijoada, nossa moqueca, o acarajé, a caipirinha, o lanche de mortadela, o pastel de palmito e outras coisinhas deliciosas. Também é bom viajar com a mente aberta e com disposição para experimentar novos pratos e aprender um pouco mais sobre os costumes alimentares diferentes dos nossos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário