quinta-feira, 21 de junho de 2012

saúde

RIO + 20 E A NOSSA SAÚDE





Muita gente está acompanhando o que está acontecendo na Rio+20. Já vimos a conclusão polêmica do documento da Conferência da Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável e a estudante neozelandesa que representou as novas gerações. Mas essa semana, nós resolvemos falar de Saúde e lá no Rio de Janeiro esse tema também foi abordado, deem uma lida rápida na notícia que retiramos do Blog da Saúde:
 "Representantes do Ministério da Saúde participaram nesta quarta-feira de uma roda de conversa sobre sistemas universais de atendimento em saúde, que inclui o Sistema Único de Saúde (SUS). O evento ocorreu na arena socioambiental no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, e faz parte da Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.
O secretário de Gestão Participativa e Estratégica do ministério, Odorico Monteiro, destacou que o Brasil é o único país do mundo com mais de 100 milhões de habitantes que possui um sistema universal de saúde. (...)
O mediador da mesa, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Guilherme Franco Netto, reforça a importância de debater o tema saúde na Rio+20. 'Uma população sem saúde não pode participar do processo de construção do desenvolvimento sustentável', ressaltou."
A Saberes Editora está lançando o livro SUS e a Lei Complementar 141 Comentada. de Lenir Santos. A Lei Complementar 141 traz para o SUS maior institucionalidade por dotá-lo de uma estrutura de financiamento ao vincular receitas tributárias ao gasto com saúde e definir de maneira clara o que são ações e serviços de saúde e a autora dos comentários nos ajuda a entender e perceber melhor quais foram os adventos da lei editada em janeiro de 2012.
Então, quem quiser se aprofundar no assunto, é só procurar os nossos livros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário