terça-feira, 3 de abril de 2012

comemorações

A PÁSCOA ESTÁ CHEGANDO!


Muita gente já está comemorando, porque essa semana tem feriado na sexta feira e porque está quase na hora de comer muito chocolate. É bom demais poder descansar, ou viajar, no feriado e também é ótimo comer muito bacalhau e ovos de páscoa, mas o que vocês acham de saber um pouco mais sobre a tradição que está por trás disso tudo? No livro “O Mundo à Mesa”, o Chef Kumalè escreve sobre a “Pascha”, a Páscoa grego-ortodoxa e também sobre a “Pessach”, a Páscoa judaica:
“A Páscoa (Pascha), a festa de todas as festas, representa na tradição cristã ortodoxa, um momento de grande solenidade. Durante a Semana Santa (Megali Evdomada), que antecede o domingo de ressurreição, a igreja ortodoxa celebra cada dia com longas liturgias, nas quais comemora com poesia e pathos a paixão e a morte de Jesus, enquanto os fiéis são convidados a jejuar (Sarakosti). Flores, ícones, procissões, incensos, cantos e prostrações são apenas alguns dos elementos que caracterizam o rito litúrgico, que todos podem observar visitando uma igreja de rito bizantino durante o período da Páscoa.”
“Os ovos representam na Grécia antiga o símbolo do nascimento e entre os chineses e os persas, o retorno da primavera. O fato é que os ovos nunca faltam nas mesas de Páscoa...”
“A festa do Pessach é uma das recorrências familiares mais importantes na religião judaica. Começa no dia 15 do mês Nissa, entre março e abril, dura oito dias – sete para os judeus de Israel – e celebra o êxodo dos judeus da escravidão sofrida no Egito e, portanto, a libertação do povo de Deus.”
Ele fala em seguida sobre os alimentos que são ingeridos na ocasião e qual é a dieta que cada um segue. Para quem quer descobrir um pouco mais é só ler o livro! E para quem quer saber sobre os deliciosos ovos de Páscoa de chocolate que estão por aí, vou dar uma dica: entrem no blog Aventuras Gastronômicas!



Nenhum comentário:

Postar um comentário