quarta-feira, 25 de abril de 2012

família


VOCÊS SABEM O QUE É CONSTELAÇÃO FAMILIAR?


O filósofo e psicoterapeuta Bert Hellinger desenvolveu o método das constelações familiares recentemente (depois dos anos 70), que propõe um tipo de terapia em grupo a partir das origens familiares de cada indivíduo.
Vamos explicar de um modo bem simples como funciona: o cliente encontra-se com o terapeuta e um grupo de pessoas. Ele apresenta um tema ou um problema e o terapeuta faz perguntas sobre acontecimentos importantes da família dele (mortes, casamentos anteriores, doenças, número de irmãos). Em seguida o cliente deve escolher outras pessoas do grupo para representar seu grupo familiar, o que pode dar espaço para que o terapeuta conduza (quando possível) os representantes a uma imagem de solução.
Quando paramos para pensar, conseguimos perceber o quanto somos parecidos com nossos pais, ou como nos esforçamos para nos diferenciar deles, ou quanto dos nossos questionamentos não estão relacionados às nossas origens. Podemos negar essa possibilidade, porém se pudermos aceitar e aprender a lidar com tudo que vem da família, talvez possamos encontrar um bem-estar mais sólido.
Hellinger observa que todos temos a necessidade de pertencer ao grupo ou clã, de equilíbrio entre o dar e receber nos relacionamentos e de hierarquia dentro do grupo. Se pudermos nos atentar à esse três princípios, seremos capazes de compreender e superar nossos questionamentos com mais facilidade.
Vamos encerrar o post de hoje com uma citação do livro Onde estãoas moedas? de Joan Garriga Bacardí, para que todos reflitam um pouco:
“Vivamos sustentados em nossos próprios pés, em nossos próprios pais e em nossas raízes familiares e transformemos as moedas que recebemos de nossos antepassados, muitas ou poucas, alegres ou tristes, em riqueza para nossa vida e para a vida daqueles que nos rodeiam.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário