quarta-feira, 18 de abril de 2012

comemorações


ERA UMA VEZ...



Hoje é o Dia Nacional do Livro Infantil, uma ótima oportunidade para buscar na memória aqueles livros que gostávamos tanto quando éramos crianças. Até hoje eu tenho o Aniversário do Bolinha e um PequenoPríncipe que foi da minha mãe, quando ela era criança. Você consegue pensar em algum livro que marcou sua infância?
Ainda há muitos que dizem que a literatura infantil é algo inferior, pois acreditam ser uma escrita menos elaborada, com poucas páginas e apenas um amontoado de ilustrações. Pedimos, principalmente a essas pessoas, que reflitam. O livro infantil é a porta de entrada do mundo da leitura, a escrita pode ser simples, o que não desmerece seu conteúdo; as páginas podem ser poucas, mas cheias de significados e as ilustrações não são apenas um recurso para prender a atenção das crianças, são parte essencial do livro. Talvez se cada um de nós, estivesse disposto a passar meia hora lendo um livro infantil, seja do Ziraldo, da Beatrix Potter, do Monteiro Lobato, do Collodi, da Ruth Rocha, do Milne ou dos irmãos Grimm, poderíamos perceber como são livros que nos transformaram, que fizeram parte da nossa vida e que nos encaminharam para outras leituras.
E ao ler os livros infantis hoje, poderemos perceber que eles não eram apenas para as crianças, mas também para os pais. Então viemos aqui para fazer um pedido: continuem lendo para os seus filhos, comecem a ler para seus filhos, não parem de ler para os seus filhos e incentivem a leitura dos mais novos. Os livros infantis estão aí para isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário