segunda-feira, 19 de março de 2012

saúde

VOCÊ PODE ME OUVIR?



Vocês já assistiram ao filme “Caro Diário”, do italiano Nanni Moretti? O filme autobiográfico é dividido em três partes: na primeira, ele anda com sua vespa pelas ruas de Roma, um passeio delicioso; na segunda, viaja por algumas ilhas do sul da Itália procurando inspiração e na terceira parte ele relata sua doença e sua cansativa passagem por vários médicos e especialistas para obter o diagnóstico correto.
Vamos falar sobre a última parte, Nanni começa a sentir uma coceira na pele e procura um dermatologista, sai do médico com a receita e compra os remédios, porém a coceira não diminui e a partir de então passa por médicos de vários tipos: um “príncipe” dos dermatologistas, um centro de medicina chinesa, um tratamento de massoterapia, um alergologista, etc. Após um ano de consultas, remédios e tratamentos, descobrem sua doença e ele consegue ser tratado. E Nanni encerra o filme com a seguinte afirmativa:
Uma coisa, contudo, aprendi com toda esta situação, não, melhor ainda, duas. A primeira é que os médicos sabem falar, mas não sabem escutar, e agora estou rodeado de todos os medicamentos inúteis que comprei ao longo de todo o ano. A segunda coisa que aprendi é que de manhã, antes do café da manhã, faz bem beber um copo d’água. Disseram-me que faz bem para os rins, me parece, ou qualquer coisa do gênero. Em suma, faz bem.”
O filme coloca em questão a capacidade dos médicos de escutar, e não apenas escutar para diagnosticar, mas também para transmitir segurança ao paciente e mostrar-lhe que não é uma máquina que está atendendo ele. É sobre isso que o livro Você pode me ouvir,Doutor? trata: um conjunto de cartas de outros profissionais que pretende lembrar o médico que a capacidade de curar começa com a capacidade de ouvir.
O livro é voltado para os profissionais da área de saúde, mas também pode ser lido por todos que enfrentam os exames de rotina, tratamentos, por todos os pacientes, para que também possamos entender  e escutar o outro lado.
É essa a dica de hoje: leiam o livro e assistam ao filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário