sexta-feira, 11 de maio de 2012

comemorações

AO DIA DAS MÃES



Já sugerimos quais livros dar de presente para a sua mãe, agora vai um trecho do livro Mulheres Malqueridas, de Mariela Michelena, falando sobre o amor materno:

Do ponto de vista da lógica evolutiva, a mulher foi feita da melhor maneira possível para assegurar a sobrevivência da espécie, muito bem dotada para constituir-se como um órgão de criação. Alguém tem que cuidar da cria, alguém tem que postergar suas próprias necessidades em nome das necessidades do bebê, e a mulher costuma desempenhar esse papel, já que é aquela que está sempre e necessariamente no momento do parto.
Apenas ela pode dar à luz; apenas ela pode amamentar.
(...)
A mamãe consegue apaixonar-se loucamente por seu bebê, esquecer de si mesma e de suas próprias necessidades para atendê-lo incondicionalmente.
Trata-se da capacidade denominada por Winnicott (pediatra e psicanalista inglês) como ‘preocupação maternal primária’.
Se seu bebê chora, a mãe se esquece de comer, e não se importa em passar a noite em claro, ou mesmo que o bebê a suje, grite e volte a sujá-la. Ela olha, embevecida, ele choraminga e segue sem dormir; ela o olha, ele sorri e... não resta dúvida: trata-se do ser mais maravilhoso da Terra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário