sexta-feira, 13 de abril de 2012

comemorações

SUPERSTIÇÃO





Não sei se vocês perceberam, mas hoje é sexta-feira 13! O azar ou mau agouro deste dia é uma superstição antiga, com várias teorias sobre a sua origem: 12 deuses marcaram um jantar e um espírito maligno e penetra (o décimo terceiro), matou um deles; uma deusa que se tornou bruxa e juntava-se a outras 11 bruxas e o diabo para atormentar os humanos; a morte de Cristo; o grande dilúvio teria acontecido em uma sexta-feira treze, etc.
No livro Mulheres Malqueridas a autora escreve um pouco sobre esse tipo de superstição:

"Meu país de origem, a Venezuela, é um lugar no qual reina o pensamento mágico. A lógica não existe; qualquer coisa que acontece é um milagre ou uma desgraça inexplicável; somos irreverentes encantadores e especialistas tiradores de sarro profissionais. Assim, nesse país, na minha época de menina, faz alguns quantos, poucos anos, qualquer menina da minha idade e condição contava com (...) uma bruxa de cabeceira (ou duas), que alguma amiga havia recomendado e que costumava dividir com sua mãe. Ainda hoje, quando a ajuda psicológica está tão difundida no meu país, o terapeuta e a bruxa se superpõem, sem competir, e a nenhum dos dois ocorreria colocar em dúvida a importância e a relevância do outro."

Cada um de nós tem as suas superstições, afinal todos têm medo de alguma coisa. Às vezes nos preocupamos com aquele gato preto que cruzou nosso caminho, aquela vez que passamos embaixo da escada sem perceber, aquele espelho quebrado que promete anos de azar ou a sexta-feira 13. Em Portugal, por outro lado, existem festas e reuniões para comemorar a data, não é curioso?
Não sabemos se devemos acreditar ou não, mas voltamos sempre àquela velha frase: "Eu não acredito nas bruxas, mas que elas existem, existem."

Nenhum comentário:

Postar um comentário